top of page

O QUE É ESPORTE?


A aula iniciou com a seguinte provocação: “O que é esporte?

Em meio a diversas respostas e conclusões, definiu-se que esporte é a prática corporal institucionalizada e, frequentemente, internacionalizada. Nessa prática são instituídas regras e normas que são seguidas mundialmente.


Segundo MELANI “[...] esporte pode ser um bem ou pode ser um mal. Tudo depende do que se entende por esporte, quais são seus objetivos e, mais ainda, de que maneira é praticado”.

Depois da discussão, assitimos a duas práticas esportivas pouco conhecidas, que gerou um certo estranhamento pelos alunos: o buzkashi, esporte praticado no oriente médio e que é considerado um dos mais violentos do mundo; e o calcio fiorentino, variedade medieval de esporte com bola que provavelmente foi uma das origens do atual futebol.

O esporte de hoje é fruto de constantes transformações ocorridas desde a Revolução Industrial na Europa durante o século XVIII e XIX. Isto é, houve a relação entre o aumento no tempo de lazer, em partes impostas por esta Revolução e a divulgação do esporte entre a classe operária e urbana. Com essa revolução e o avanço do processo de civilização essas práticas foram deixadas de lado.

Como afirma MELANI 2010. “ A desportivização dos jogos e dos passatempos é uma característica da modernidade, juntamente com o processo de industrialização. A esportivização e a industrialização respondem a uma profunda mudança que ocorreu primeiramente na Inglaterra e, posteriormente se disseminou pelo mundo.Novas formas de organização e de controle sociais foram gestadas no período próximo, antecessor e posterior às revoluções burguesas, dando lugar a um novo estilo de vida e a certa padronização dos costumes” (MELANI, 2010, P.10)

O esporte é uma ação social institucionalizada, subordinada a regras que se desenvolve com base lúdica com o objetivo de duas ou mais equipes competirem, até designar o vencedor, sendo seu resultado determinado pela habilidade. As crianças aprendem, através do esporte que entre elas e o mundo existe os outros e que para a convivência social precisam obedecer regras de convivência. Por meio do esporte o indivíduo poderá desenvolver capacidades diversas como: física, motora e cognitiva, além de promover a socialização, o respeito, a cooperação. Atualmente percebemos uma problemática neste fenômeno, o qual o homem através do esporte passa por um processo alienante, de modo que por alienação da mídia e do sistema capitalista, os mais aptos ganham milhões em clubes e por outro lado os pobres de classe média baixa sonham enriquecerem por meio do profissionalismo esportivo. O esporte é tido como uma opção de salvação em uma estrutura social excludente. O esporte de alto rendimento e da hiper competitividade é de certa forma excludente e desmotivador. Porém, o papel do esporte é incluir as pessoas para que assim elas possam assimilar diversos conteúdos e adquirir valores sociais, porém através do esporte de alto rendimento, estes objetivos não são alcançados, uma vez que este seleciona apenas os mais fortes e mais hábeis, excluindo então os que chamamos de “perdedores”. A sociedade também utiliza o esporte como espetáculo, pois existe uma grande concentração de pessoas que são espectadores de evento esportivo. A sociedade é consumidora deste, portanto quanto maior o número de espectadores maior o número de investimento no setor financeiro, visto que a indústria esportiva movimenta milhões, e dessa forma podemos concluir que o esporte com o passar do tempo foi modificando seu verdadeiro significado.

BRACHT, V. Esporte, história e cultura. In: PRONI, M. W.; LUCENA, R F. Esporte: história e sociedade. Campinas: Autores Associados, 2002. p. 191-205. BRANDÃO, L; SOARES, C. L. Voga esportiva e artimanhas do corpo. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 03, p. 11-26, jul/set. 2012. MELANI, R. O significado do esporte. Revista PUC Viva, São Paulo, v. 11, n. 38, p. 7-20, mai/ago. 2010. VELÁZQUEZ BUENDÍA, R. El deporte moderno. Consideraciones acerca de su génesis y de la evolución de su significado y funciones sociales. Lecturas: Educación Física y Deportes. Buenos Aires. Año 7, n. 36, p. 1-4, maio, 2001.





Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page